Resenha #1: A Bolsa Amarela. De Lygia Bojunga



Título: A Bolsa Amarela
Autor(a): Lygia Bojunga
Classificação: Infantil
Ano de Publicação: 1976
Editora: Casa Lygia Bojunga
Nota (de 0 a 5): 5   

Sinopse:
      A Bolsa Amarela é a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela ) - a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação - por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio "criança não tem vontade" - essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.
     
Resenha: 
     Bom, o que posso falar desse grande livro? Nada melhor do que começar a primeira resenha do Leitores a Solta com o primeiro livro que eu (Renan Lucri) li, não é mesmo? Posso dizer que esse livro foi um dos que marcaram minha vida, pois antes dele eu nem queria olhar para um livro, não gostava nem um pouco de ler. Até que em 2010, quando eu estava na 4ª série, minha professora de Língua Portuguesa começou a ler esse livro para a minha classe, e como eu sempre fui uma pessoa curiosa, eu logo quis comprar o livro para descobrir logo o final dele, já que eu estava gostando tanto de a professora estar lendo ele para a minha turma e todo mundo estava gostando. Terminando aquele livro, pensei: "Meu Deus! Nunca pensei que me empolgaria tanto com uma leitura!" e com isso comecei a ler mais e mais e mais livros.

      Agora chega de papo e vamos falar sobre o livro. Quando você abre o livro e lê a primeira frase já percebe que é um livro incrível! O livro tem ótimas ilustrações para poder combinar com a ótima narrativa. Raquel é uma criança comum, com vontades como qualquer criança, mas não são qualquer vontades, são as vontades de crescer, de ter nascido garoto e de se tornar escritora. Até que um dia ela encontra uma bolsa amarela, onde ela pode guardar todas as suas vontades, e quanto mais essas vontades aumentam, mais a bolsa cresce. Ao longo da história ela conhece amigos como um galo muito engraçado e um alfinete, que acompanham ela na sua jornada para poder realizar suas vontades. O enredo da história é incrível e muito envolvente e faz você não querer parar de ler enquanto não terminar! Lygia Bojunga realmente prova ser uma excelente escritora com esse livro, que recebeu tantas críticas boas que você nem pode imaginar. A história é tão boa que já virou até peça de teatro!! Um livro tão bom quanto uma boa leitura em um dia frio de inverno, ao lado de um bom chocolate quente. O fim da história é surpreendente! O livro tem um ótimo acabamento em brochura, com orelhas, e folhas amarelas bem grossas. Fora as ilustrações que são lindas! E como esse livro é infantil, as ilustrações ajudam e muito as crianças a entender melhor a história!




 

      Minha nota (de 0 a 5) para esse maravilhoso livro é... 5!SPOILER--SPOILER--SPOILER--SPOILER--SPOILER--SPOILER--SPOILER--SPOILER--SPOILER--SPOILER--SPOILER O livro tem um ótimo final, mas os seus amigos acabam indo embora, e eu acho que seria mais divertido se eles acabassem com ela e só deixar ela quando a Raquel conseguir realizar seus desejos. Mas mesmo assim o livro é ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário