Resenha #3: Por Que Indiana, João? - Danilo Leonardi


Título: Por Que Indiana, João?
Autor(a): Danilo Leonardi
Classificação: Jovem Adulto
Ano de Publicação: 2014
Editora: Giz Editorial
Nota (de 0 a 5): 5 (6, 7, 8 se eu pudesse dar mais que 5).

Sinopse: Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. “Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.




       Resenha:

    "Por Que Indiana, João?" Seria um dos melhores livros da minha vida? Bom, vou tentar listar todos os motivos possíveis, mas são tantas coisas boas, que sinceramente, posso dizer que não vi pontos negativos nesse livro.
    Bom, alguns devem achar que eu estou falando bem assim por que eu sou fã do canal literário do autor do livro, Danilo Leonardi (dono do canal Cabine Literária). Mas não! Claro que quando ele anunciou no vlog que iria lançar um livro, eu fiquei louco para saber sobre o que se tratava, data de lançamento, essas coisas. Liberaram a sinopse e eu fiquei mais louco ainda para ler, mas ontem, na hora que eu abri o livro eu ja vi que seria muito bom (tanto é que eu comecei o livro ante- ontem, segunda feira 22/09 e terminei no mesmo dia).
  O livro conta a história de João, um menino que sofre bullying extremo em sua escola, o nome de seu bullie (o garoto que maltrata João) é Guilherme, um garoto durão, alto, e que adora bater em pessoas indefesas, mas que no final das contas acaba se dando mal quando vai bater em João e ele revida, batendo em Guilherme. João percebe que estava sendo filmado e pouco tempo depois seu vídeo ja estava bombando no YouTube. Depois da explosão do vídeo, jornais, programas de tv, todos querem um espaço na agenda de João para poder entrevistá-lo, e no meio de um programa de tv, ele acaba conhecendo outras pessoas que também sofrem bullying e começa uma grande amizade com Victor, Julia, e outra pessoa que agora eu esqueci o nome (Me desculpem!), além de seu amigo Daniel, um amigo com quem ele sempre pôde contar na escola, e outros que se juntam á ele depois do tal vídeo.
    Com a explosão do vídeo, João consegue finalmente fazer algumas mudanças na sua escola (o que eu não vou contar quais são essas mudanças senão seria um baita de um spoiler). Está tudo lindo, tudo tranquilo, quando João percebe que sua vida melhorou em muitos aspectos, mas também piorou em muita coisa, e aí fica a questão: Será que João realmente saberá lidar com a fama e com as consequências que ela traz? Isso é uma coisa que vocês só irão descobrir lendo o livro, que eu recomendo demais, se não tiver dinheiro para comprar, baixe no computador, dê um jeito para ler esse maravilhoso livro de estréia de Danilo Leonardi.
    Bom, o livro me agradou muito mesmo, ele não enrola nem um pouco, vai direto ao ponto; tem uma escrita muito boa, leve, que agrada a todos; retrata coisas que poderiam acontecer com QUALQUER adolescente; retrata conflitos da vida de uma pessoa; brigas; perdas importantes; entre muitas outras coisas boas.
  Pontos negativos? Meu Deus! Não me lembro de ter achado nenhum, por incrível que pareça.
   Bom, agora eu sei que estou aguardando ansiosamente para ler o próximo livro do Danilo, porque sinceramente, depois de ler esse livro eu digo: eu leria até sua lista de supermercado.
    O livro tem uma ilustração muito bonita pelo fato de ser simples, mas que significa muita coisa na capa, o espaçamento das letras estão ótimos. Vou colocar algumas fotos para vocês tirarem suas próprias conclusões:


     






     Par mais resenhas, fique ligado aqui no Leitores a Solta, e até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário